dinheiro_terceira idade

Banco_anúncio_terceira idade

Banco_fianceira_terceira idade

Conheça as principais dúvidas sobre aplicações e investimentos

Quando o assunto é dinheiro, todos redobramos a atenção na informação.
Qual o melhor investimento? Onde e como aplicar?
Esses são alguns tópicos de interesse de quem pretende investir seu capital. Para auxiliar sua decisão buscamos as respostas das principais questões levantadas pela população investidora.

1. Quais os principais tipos de aplicação financeira disponíveis no mercado?

As aplicações mais comuns no mercado financeiro são a Poupança, o Certificado de Depósito Bancário (CDB), o Recibo de Depósito Bancário (RDB) e os Fundos de Investimento.

2. Existem riscos nessas aplicações financeiras?

Toda aplicação financeira está sujeita a riscos. Para reduzi-los, deve-se procurar informações sobre o tipo de aplicação, sobre a instituição financeira e sobre as variáveis econômicas que podem influenciar o resultado esperado. Geralmente os rendimentos são maiores nas aplicações de maior risco. Algumas aplicações são parcialmente garantidas pelo Fundo Garantidor de Créditos - FGC.

3. Como são remunerados os depósitos da poupança?

As regras para a remuneração dos depósitos de poupança são estabelecidas no artigo 12 da Lei 8.177, de 1991, alterada pela Lei 12.703, de 2012. Os valores depositados e mantidos em depósito por prazo inferior a um mês não recebem nenhuma remuneração.

4. Posso abrir caderneta de poupança nos dias 29, 30 e 31? Qual a diferença?

Sim. Você pode abrir a caderneta de poupança no dia que for melhor para você. A diferença é que a data de aniversário dos depósitos efetuados nesses dias será o dia 1º do mês seguinte e, só a partir daí, começa a contar o prazo para o cálculo do rendimento.

5. O que são CDB e RDB?
Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) e os Recibos de Depósito Bancário (RDB) são títulos privados, emitidos pelos bancos comerciais e representativos de depósitos a prazo feitos pelo cliente.

6. Qual o prazo mínimo para aplicação e resgate de CDB e RDB?
O prazo mínimo varia, dependendo do tipo de remuneração contratada.

7. Qual a principal diferença entre CDB e RDB?
O CDB pode ser negociado por meio de transferência. O RDB é inegociável e intransferível.

8. O que é um fundo de investimento?
É um tipo de aplicação financeira em que o aplicador adquire cotas do patrimônio de um fundo administrado por uma instituição financeira. O valor da cota é recalculado diariamente. A remuneração varia de acordo com os rendimentos dos ativos financeiros que compõem o fundo. Não há, geralmente, garantia de que o valor resgatado será superior ao valor aplicado. Todas as características de um fundo devem constar de seu regulamento.

9. Quais os tipos de fundos de investimento financeiro?
Os fundos podem ser classificados em função do prazo de carência para resgate ou de remuneração de suas cotas, do nível de risco, do segmento em que atua, ou dos ativos que compõem o seu patrimônio. Todo tipo de fundo de investimento é acompanhado e fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O Banco Central do Brasil tem por missão assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda, o real, e assegurar um sistema financeiro sólido e eficiente.

Caso tenha mais dúvidas, saiba que perguntas são frequentemente respondidas pelo Banco Central do Brasil


Página inicial