beleza_higiene_terceira idade

produtos_beleza_higiene_terceira idade

Higiene é fundamental para manutenção da saúde e da autoestima

Da cabeça aos pés, os cuidados com o corpo auxiliam o bem-estar e a saúde, evitando contaminações, proliferação de fungos, bactérias e até doenças.

Em condições normais manter o corpo limpo é natural, porém quando a pessoa encontra-se acamada ou com limitações de movimento esse processo torna-se um pouco mais complexo e requer cuidados especiais.

Abaixo damos algumas sugestões que podem auxiliar o asseio diário:


Materiais usados: Toalha seca e limpa, escova de dente, pasta de dente, sabonete, xampu, creme para cabelo, pente ou escova para os cabelos, hidratante ou creme para o corpo, desodorante, roupas limpas, talco, colônia ou perfume favorito. Se a pessoa estiver acamada ou havendo necessidade, use sabonete líquido e neutro, fraldas, forro e lençóis limpos e também os cremes e medicações que deverão ser aplicados durante ou após o banho, quando há prescrição médica. Lembre-se que é importante que o cuidador da pessoa debilitada tenha sempre seu avental e/ ou uniforme limpos.

No banheiro: Evite correntes de ar, pois podem ocasionar gripes e resfriados, pricipalmente em dias frios. Pode-se optar pelo uso de roupão de banho para se proteger. Deixe as roupas que irá usar após o banho organizadas e acessíveis. Dica: evite usar água muito quente no banho pois ela resseca a pele, além disso, seque bem a virilha e o meio dos dedos dos pés para evitar fungos e micose.

Higiene bucal: Super importante para manutenção da saúde. Sempre escove os dentes após as refeições e passe o fio dental. A língua também deve ser escovada. Quem usa prótese dentária deve ter maior atenção. Essa prótese deve ser retirada após cada refeição e higienizada fora da boca. A cavidade oral deve ser limpa e recolocada a prótese. De vez em quando é bom usar enxaguante bucal para uma melhor assepsia. Lembre-se de escovar os dentes à noite, antes de dormir. Outra questão é o ressecamento dos lábios, pode-se usar manteiga de cacau. Porém qualquer alterção, consulte seu dentista e/ou um médico.


Cuidados com os pés: Deve-se lavar com água e sabonete ou sabão, secar bem, principalmente entre os dedos. Além disso, hidratar com cremes, óleos e sempre aplicar vaselina ou hidrante nos locais calosos, como calcanhares. Cuidar se houver micoses; manter as unhas cortadas, lixadas e limpas. Observar a coloração dos pés e verificar se existe lesões cutâneas.

Cabelos: Lavá-los pelo menos 3 vezes por semana. Evitar dormir com os cabelos molhados para que não ocorram gripes, refriados, enxaquecas ou sinusite. Segundo alguns especialistas é bom cortá-los ou apará-los a cada 3 meses. Para quem encontra-se acamado, o cabelo curto é um facilitador. Caso esteja com problemas de seborréia ou queda excessiva, é aconselhável procurar a orientação de um demartologista.

Cuidados especiais: Se a pessoa estiver acamada e/ou impossibilitada de fazer sua higiene normalmente, os cuidados devem ser dobrados. Para quem usa fralda, por exemplo, o asseio e secagem da região genital é fundamental para eviatr assaduras e feridas. A limpeza e hidratação da pele também é importante.
Cuidados com o corpo, evitando que o acamado fique muito tempo na mesma posição para que não ocorram feridas. Alguns procedimentos específicos tem que fazer parte da rotina de higiene.

IMPORTANTE: Lembre de pedir orientação ao médico de quais os cuidados especiais que a pessoa requer, quando necessário. É bom ficar atento caso haja um cuidador. Acompanhar o dia a dia da pessoa que está debilitada é fundamental para a manutenção de boa rotina e da qualidade de vida.


Página inicial
         
         
Anuncie