informações para terceira idade

Mais do que a maneira de se vestir, a moda traz consigo
uma das formas do ser humano expressar no mundo, não importando
a idade que se tenha.
Historicamente encontramos relatos do seu surgimento por volta do século XV, onde as vestimentas se diferenciavam para distinguir as classes sociais: o povo e os nobres.
Com o sugimento da classe burguesa, que possuía dinheiro, mas não “nobreza”, as vestimentas sofisticadas passam a ser criadas diferenciando nobres e burgueses, surgindo assim diferentes estilos. Posteriormente, a revolução industrial trouxe a fabricação em grande escala, possibilitando a difusão de estilos.

Hoje em dia, a moda é mais um negócio da sociedade capitalist. Existem inúmeras combinações, estilos e tendências, fazendo com que cada um use, abuse e se expresse, independentemente da idade, fazendo sua própria moda.
Alimento milenar, a sopa é um sucesso!
De fácil digestão, geralmente é elaborada com caldo de carne, frango ou peixe, legumes e por vezes carbohidratos.

Muito utilizada em regimes alimentares, seu consumo está mais associado a dias frios.
Quem resiste a uma sopa quentinha no inverno? Porém existem sopas frias como a Gazpacho, de origem espanhola, feita com tomate, pepino e pimentão.

Vale lembrar que sobras de alimentos também rendem excelentes preparos, com receitas exclusivas.


Rica em água e nutrientes, para muitos, a sopa traz consigo a memória afetiva do início da infância.
A tatuagem vem se tornando, cada vez mais, símbolo de modernidade.
Marcar a pele com desenhos, símbolos, palavras ou frases nunca foi tão atual, apesar da existência de provas arqueológicas que remetem para 4.000 anos antes de Cristo o uso dessa técnica no Egito. Ela foi abolida na idade média, sendo considerada uma prática pagã. Posteriormente foi adotada para marcar prisioneiros e também usada por marinheiros que tatuavam o nome das amadas, antes de partirem para guerra.

Em muitas tribos e culturas, a tatuagem  é uma importante forma de expressão social, repleta de simbologias e significados sendo que, atualmente é comum encontrarmos muitas pessoas fazendo uso dessa técnica.

Grande, pequena, colorida ou não, tatuar o corpo tem se tornado uma das formas de demonstração artística, de protesto, de afeto e amor para qualquer idade.
Sorrir é muito bom.
O sorriso é poderoso! Ele abre portas, modifica o astral das pessoas e dos ambientes além de ter a conotação de receptividade.

Para diluir a tristeza e o sofrimento, sorrir é um excelente remédio. Ele nos distrai, dá uma sensação de aconchego, acolhimento. Quem é que não quer se sentir aceito, amado?

O sorriso aproxima as pessoas e é contagiante. Então, sorria!


Mel. Alimento rico em propridades medicinais, possui grande valor enegético.
Podendo substituir o açúcar em muitas ocasiões, o mel é consumido pelo ser humano há muitos séculos e possui diversos sais minerais e vitaminas essenciais a saúde. Além de ser anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante, é rico em potássio e magnésio.

Algumas pessoas são alérgicas aos componentes do mel e, devido ao seu alto teor de açúcar, deve ser evitado por diabéticos. Seu consumo também não é indicado para crianças menores de 3 anos.

Muito utilizado na indústria cosmética, é forte aliado da beleza da pele e cabelos.
Empreendedorismo na terceira idade. Oportunidade e realização pessoal
Seja para se manter ativo no mercado, por realização pessoal ou necessidade de complementação de renda, o empreendedorismo para alguns aposentados tem se mostrado o caminho mais atrativo.

É bom alertar que para empreender, além da vontade, é necessário estabelecer um plano de negócios, estudar o mercado, capacitar-se e buscar conhecimento para minimizar ou evitar problemas.

Buscar esse aprofundamento pode fazer a diferença para o sucesso do seu negócio.

Algumas entidades como o SEBRAE oferecem cursos e orientações online para quem pretende empreender e podem auxiliá-lo a sanar dúvidas ou orientá-lo nas escolhas, riscos, busca de crédito, etc. Além disso, vontade, garra e criatividade são importantes. O empreendedorismo exige dedicação e capacidade para transpor as dificuldades que se apresentarem. Então, dê o primeiro passo em busca de autonomia e bons negócios!
Colecionar guarda a história e memória da passagem do tempo
Fazer coleções pode ser uma lucrativa terapia. Em determinados periodos vira febre nacional, como a que ocorreu com os álbuns de figurinhas da Copa do Mundo.

Desenvolve-se a paciência, persistência e dedicação quando se está colecionando algo, além do prazer que essa atividade traz.

Colecionar alguns objetos para muitos trouxe além da diversão, lucratividade, pois peças raras tem grande valor de mercado. Uma raridade por exemplo, é encontrar quem tenha o selo da série olho-de-boi, os primeiros a serem implantados no Brasil.

Há clubes de colecionadores das mais variadas modalidades: moedas, selos, bonecos, livros, discos de vinil, vinhos, obras de arte, etc. Cada um com sua preferência e estilo para guardar objetos que trazem histórias marcadas pelo tempo.
Baixa umidade do ar provoca uma série de sintomas
É preciso redobrar os cuidados com a saúde quando nos deparamos com o tempo mais seco, característco do inverno. Causando uma série de sintomas como: pele, olhos e gaganta ressecados, bem como os lábios secos, algumas doenças aparecem com mais expressividade durante esse periodo.

As pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios encontram-se mais predispostas a terem problemas devido ao ar mais seco.

O índice abaixo dos 20% de umidade do ar é considerado estado de alerta, sendo o ideal a umidade doa ar em torno dos 60%.

Toalha molhada, umidificadores de ar, bade ou copo com água nos ambientes auxiliam a umedecer os ambientes. O ideal é evitar ambientes fechados e exercícios físicos ao ar livreno periodo das 10h às 19h, principalmente nos centros urbanos. A chuva é importante para purificar o ar e deixá-lo mais úmido.
A fé move montanhas
Segundo o dicionário é a primeira das três virtudes teologais,sendo as outras duas: a esperança e a caridade.

A fé tem um poder incrível. Ela nos fortalece, nos faz ultrapassar barreiras, nos coloca avante e inexplicavelmente nos torna mais poderosos.

Atualmente a ciência tem buscado encontrar uma ligação entre a fé e fatos ocorridos, como a cura de doenças, por exemplo. Alguns estudos mostram que pessoas com fé são mais felizes e encontram mais tranquilidade para enfrentar as adversidades da vida, provando que a rivalidade entre a ciência e a fé vai se tornando cada vez mais ultrapassada.

Algumas universidades vem estudando as melhorias que os pacientes apresentam quando estes dizem ter fé, aumentando assim a confiança dos mesmos na cura de suas doenças e no bem-estar e conforto que a fé desperta.
Música e poesia marcam nossas vidas
Quem não tem uma música preferida ou marcante de algum acontecimento especial da vida?

Quem não se transporta para algum lugar específico, lembra de um momento ou de uma pessoa especial quando houve uma determinada canção?

Desde o ventre materno somos embalados pelo ritmo da própria vida. Isso faz com que emoções fiquem registradas na nossa memória afetiva.

Há quem seja tocado pela poesia, por uma letra musical ou um poema, trazendo para o momento presente a carga de emoção outrora sentida, reativando sentimentos. É o que ocorre quando entramos em contato com as mais variadas expressões artísticas. Afinal, a arte tem o poder de despertar o humano em nós, fazendo com que os limites de tempo e espaço sejam transponíveis.

Páscoa. Celebração repleta de significados.

Em um tempo muito remoto, a páscoa era uma festa onde os pastores nômades celebravam a chegada da primavera, ou seja, depois de um período de inverno, a alegria da nova e colorida estação era celebrada.

Páscoa vem da palavra hebraica “pesah” e traduzida para o grego será páscoa, cujo significado é passagem.

Para o povo judeu a comemoração do” pessach” (Páscoa) se dava por conta de sua libertação de aproximadamente 400 anos de escravidão pelo povo egípcio. E, para os cristãos ela marca a esperança na renovação da vida, através da ressureição de Cristo.

Comemorada de diversas formas ao redor do mundo, por diferentes religiões, das mais variadas culturas, celebrar a esperança e renovação na vida faz bem.

Somos todos singulares
Discriminar é colocar à margem, segregar, apartar...

Somos todos singulares e ao mesmo tempo, pertencentes a categoria humana. Seja lá qual for a marginalização: por idade, gênero, cor etc perdemos a oportunidade de trocar experiências e aprender com o que é diferente. Aliás, é muito complicado rotular as pessoas e querer colocá-las em nichos específicos.

A ONU instituiu o dia 21 de março, como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Essa data pode ser uma excelente referência para pensarmos no quanto devemos rever alguns velhos conceitos tão preconceituosos e ultrapassados.

Independentemente de sua idade, credo, instrução ou gênero, respeitar e ser respeitado é condição básica para a saudável convivência e evolução da humanidade.
Sempre é tempo de celebrar o amor
Em 14 de fevereiro é celebrado o Valentine´s Day ou Dia de São Valentim, data em que é comemorado o "Dia dos namorados" em vários países.

Historicamente, existem versões que remontam desde a comemoração a um antigo festival romano realizado em 14 de fevereiro até a festa da fertilidade onde eram homenageados Juno, deusa da fertilidade e Pan, deus da naureza. Além disso essa data marcava oficialmente o início da primavera.

Independentemente da origem histórica, muitos lugares do planeta festejam esse dia com troca de cartões e lembranças entre apaixonados.

Atualmente, no mundo globalizado, algumas datas comemorativas passaram a ser comemoradas por outros povos e culturas. Então, celebremos o amor.
O mercado de trabalho pode contar com profissionais mais experientes
A experiência profissional e de vida, maturidade e capacidade de sobeviver às mudanças políticas e econômicas pelas quais o Brasil vem passando, são diferencial na escolha por profissionais mais experientes.

Apesar do velho conceito de que o Brasil é um país jovem e de que são menores as oportunidades para profissionais mais experientes, o mercado tem mostrado que os índices de contratação de trabalhadores veteranos tem aumentado em relação aos mais jovens.

É importante vencer os preconceitos, atualizar-se, conhecer o avanço tecnológico, conhecer pessoas, ampliar contatos e aprender. A junção da experiência de profissionais maduros com os sonhos e ideais da juventude pode ser a receita do sucesso.
Que tal um piquenique?
Refeição feita ao ar livre, tem origem na França do século XVII, onde cada participante levava alimentos e bebidas para desfrutar de passeios ao livre e compartilhar da companhia de amigos e familiares. Tornou-se símbolo de lazer bucólico e romântico.

Ficar perto da natureza é prazeroso, por isso, campos, florestas e parques eram e são indicados para piqueniques ainda hoje. Além disso, é uma diversão barata. Então, prepare os lanches, quitutes e guloseimas de sua preferência, chame os amigos e familiares, leve seu animal de estimação e desfrute de um feliz piquenique.
Conviver e festejar os avós é uma forma de celebrarmos a eternidade
26 de julho é considerado o dia dos avós para os brasileiros.
Como se chegou a essa data?
Está ligado ao dia em que se celebra Santa Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria e portanto, avós de Jesus Cristo.

Muitos avós desempenham o papel de pais para seus netos tornando o laço familiar ainda mais forte, outros são tão presentes que passam a ser referência não só para os membros da família, mas também para os amigos.


Tempero utilizado em muitos pratos, o alho possui uma série de propriedades benéficas à saúde.
Você já deve ter ouvido falar que um chá de alho faz bem no tratamento de gripes e resfriados. Isso ocorre devido aos seus componentes antibactericidas, antivirais e vitamina C.
Ele também é uma rica fonte de vitamina B6.

Além de auxiliar a proteção do sistema imunológico, o alho age no combate de infecções fúngicas, é bom para os rins, para a desintoxicação sanguínea, para o fígado e bexiga.

Cortado, triturado, cru, frito ou assado, alho é uma planta de cultivo milenar que traz inúmeros benefícios.
15 de junho é o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra
a Pessoa Idosa, data que tem por objetivo alertar para a gravidade
da violação de Direitos Humanos que são acometidos muitos idosos
em nosso país.
O Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e que tem por competência elaborar as diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional do Idoso bem como acompanhar e avaliar a sua execução, busca reverter os tipos de violações mais recorrentes como: negligência, violência psicológica, abuso financeiro e violência física.

Portanto vale lembrar que essa data apenas relembra a importância do combate de violências e violações de vulneráveis, afinal todos estamos em processo de envelhecimento.
Representatividade é o caminho para concretização de projetos que representem o interesse da população idosa
Você sabia que São Paulo possui o Grande Conselho Municipal do Idoso(GCMI) desde 1992 e que haverá eleição no próximo dia 18 de junho, das 9h às 17h, nas 32 subprefeituras para escolha de representantes?

Cada uma das cinco macrorregiões da cidade elegerá nove conselheiros (seis titulares e três suplentes), totalizando 45 representantes (30 titulares e 15 suplentes). O mais votado de cada macrorregião passará a compor a Secretaria-Executiva, composta por um presidente, um vice-presidente, um primeiro-secretário, um segundo-secretário e um vogal.

Ligado a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) o GCMI representa os interesses da pessoa idosa junto a administração da cidade. Muito bom, não é?

Verifique em sua região quais entidades cuidam de questões voltadas para essa parcela da população.


É comum as lembranças virem através dos cheiros, afinal, são 25 milhões de células olfativas gerando prazeres cotidianos que guardamos na memória.
O olfato é um dos sentidos básicos, responsável por captar odores através do sistema olfativo.
Ele é o primeiro sentido a ser desenvolvido, sendo que o bebê reconhece a mãe pelo cheiro, gerando sua primeira memória olfativa.

Quem é que não curte cheiro de chuva, de terra molhada, do tempero da comida favorita, dos aromas da infância, do café sendo preparado, do churrasco assando, do perfume do ser amado...

Saiba que o olfato é responsável por 80% da percepção do paladar, por isso, quando estamos resfriados há uma redução significativa no gosto do que ingerimos.

Muitas pessoas perdem sua capacidade olfativa devido, principalmente, a traumatismo craniano. Elas vivem em um mundo inodoro e sem a capacidade de absorver cerca de 1 trilhão de diferentes cheiros, valor esse que o ser humano está apto a captar pelo olfato.

Os mais variados aromas, cheiros, perfumes irão acompanhar nossa trajetória de vida. Então inspire, expire e aproveite.
O cérebro humano é a máquina que rege o corpo e administra a vida. Conservá-lo sadio e em plena atividade é essencial para a manutenção da qualidade de vida.
Com mais de 85 bilhões de neurônios (células nervosas, que desempenham o papel de conduzir os impulsos nervosos) e pesando pouco mais de um quilo, o cérebro gasta mais ou menos 20% de toda a enegia do corpo.

Com o passar do tempo, ele também envelhece naturalmente, porém podemos retardar o seu envelhecimento através de atividades saudáveis como a leitura, palavras cruzadas, xadrez, jogos que demandem o uso de raciocínio e memória, por exemplo. Além do prazer proporcionado por tais atividades, elas auxiliam a manter a conexão entre os neurônios, a capacidade cognitiva e a ativação da memória. Ou seja, o cérebro também necessita de exercícios e cuidados especiais.
Os pés são a base de sustentação do corpo. Tratá-los com cuidado é importante para o equilíbrio físico, da coluna e do corpo como um todo.
A medicina oriental, por exemplo, utiliza os pés como referência para detectar e tratar doenças.  Exemplo disso é a reflexologia, prática de aplicar pressão em pontos dos pés que pode auxiliar na prevenção e disfunções corpóreas. 

Uma questão importante é o de doenças como o diabetes, que pode causar úlceras nos pés, devendo os cuidados ser redobrados para que não ocorram sérios problemas como o risco de amputação. É de suma importância consultar o médico nesses casos.

Outros cuidados devem ser tomados com os pés. Calos, por exemplo, são um sistema de proteção normal da pele contra o atrito ou excesso de esforço nessa região do corpo. Já o mau cheiro nos pés, vulgarmente conhecido como chulé, pode ser causado pelo suor excessivo ou falta de limpeza adequada, levando à proliferação de bactérias ou fungos. Frieiras também podem ocorrer devido a contaminação por fungos.

A dica é secar bem os pés, evitar pisar em áreas molhadas sem proteção nos pés e não compartilhar objetos de uso pessoal como sabonetes e toalhas. Ao usar meias prefira as de algodão, pois absorvem melhor a humidade.
Outro ponto importante , além de cuidar da higiene e ventilação dos pés, é evitar o sobrepeso. Ele sobrecarrega os pés, podendo causar dores, inclusive na coluna..
Afinal, café faz bem a saúde?
Símbolo comportamental do brasileiro, o café é cada vez mais explorado em vários países do mundo, alguns deles com estudos para o desenvolvimento do melhor grão, diversidade de sabores e benefícios à saúde.

Alguns estudos científicos relatam que beber café moderadamente pode sim ser benéfico à saúde, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, diminuindo a incidência de diabetes, enxaqueca e alcoolismo. Além disso, como o hábito de tomar café auxilia a socialização também pode-se contabilizar o auxílio no combate à depressão.

O ideal para quem tem 50 ou mais é o consumo de 3 xícaras de café coado por dia. Assim a cafeína, substância contida no café age favoravelmente no organismo.

Para quem tem problemas gástricos ou restrições alimentares é aconselhável pedir orientação médica.
Poder se refrescar com sucos de frutas naturais é uma delícia.
Use a criatividade com as frutas da estação, além de ter melhor preço, é mais fácil de encontrá-las fresquinhas.
Você pode misturar frutas diferentes, como por exemplo mamão com laranja, melão e morango. Outra opção é mistura da fruta com ervas, como abacaxi com hortelã ou fruta e legumes como beterraba, cenoura e laranja.
É recomendável não coar, pois as fibras auxiliam o aparelho digestivo. Procure não adoçar o suco, pois as frutas já tem açúcar. naturalmente.
Você também pode fazer cubos de gelo com sabor ou colocar rodelas de limão na água com ervas como hortelã, alecrim ou a que seja de sua preferência.
Para que gosta da sensação de refrescância, os sucos naturais contribuem e muito. Então, aproveite.
É preciso buscar ajuda médica. Alcoolismo é doença.
A dependência alcoólica é preocupante. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) ela tem um resultado devastador na vida útil do ser humano, sendo que 3,2% de todas as mortes registradas anulamente são associadas ao uso abusivo do álccol.
Para quem tem 50 ou mais os efeitos do alcoolismo no organismo são mais acentuados como risco de distúrbios cardiovasculares, diabetes, hipertensão
O tratamento do alcoolismo depende de uma série de fatores e estágios da doença. É necessário buscar ajuda médica e psicológica. A participação da família é muito importante e a busca por resultados em grupos como os do acóolicos anônimos tem auxiliado muitas pessoas.
Em uma sociedade onde é grande o estímulo ao consumo de álcool e onde a socialização geralmente tem bebidas alcoólicas presentes,  o desafio é diário.
A amizade é um dos sentimentos mais bonitos da humanidade. 
Através da amizade podemos compartilhar a vida, suas dores e alegrias.
Ter amigos é poder desfrutar do afeto, companheirismo, lealdade, fraternidade e carinho.
Alguns estudiosos das origens da palavra, acreditam que o termo amizade foi desenvolvido a partir do verbo latino amare, cujo sentido é amar.
O fato é que independentemente de seu significado, fazer amigos e tê-los presentes em nossas vidas é sim um sinal de amor.


Sol é vida, traz alegria e muitos benefícios à saúde
Essencial à manutenção da vida, a energia solar  é indispensável para o crescimento, reprodução e síntese de vitaminas no corpo humano, principalmente a vitamina D. Além disso, auxilia no bem-estar, diminuindo a incidência de depressão, principalmente em idosos.
Porém é necessário tomar certas precauções com relação à exposição solar diária. O indicado é pegar sol antes das 10 horas e após as 16 horas, pois nesses horários a radiação solar é menos agressiva.
Temos que proteger nosso corpo dos raios ultravioleta que atingem as camadas mais profundas da pele, podendo causar sérias lesões. Mesmo em dias nublados, na água do mar ou piscina sempre use filtro solar. 

Saiba que 5 minutos de sol, duas vezes por semana nos horários corretos fazem bem não só ao físico mas também ao psicológico.

Então curta o sol, mas moderadamente, com os devidos cuidados.
Páscoa. Tempo de reflexão e renovação.
Marco importante do Cristianismo, a Páscoa é o período que nos convida à avaliações e recolhimento, tendo como enfoque a esperança em dias melhores.
Apesar de muitos não compartilharem desse momento cristão, a reflexão pessoal pode levar a transformações significativas em nossas vidas e, isso nem sempre é um processo fácil.
Podemos comparar com o processo pelo qual passa a borboleta, que precisa sair do casulo para voar.
É preciso ter esperança e acreditar que a mudança começa com a vontade e nossa participação ativa.
Embora para muitos é doloroso o movimento de renovação, a Páscoa é o símbolo de que é preciso confiar.
Feliz renovação. Feliz Páscoa.
Exemplos de que o tempo não impede empreendimentos.
Muitas pessoas passam a ter reconhecimento público após os 50 anos, outras se reinventam, descobrem novos talentos e possibilidades de permanecerem dinâmicos.
Para elas, não há impedimentos cronológicos.
Esses dois exemplos de vida são inspiradores:

Anna dos Guimarães Peixoto Bretas, adotou o pseudônimo de Cora Coralina e, é a prova de que a vida é surpreendente e que a passagem do tempo não é impedimento para realizações de velhos ou novos projetos. Mulher de vida simples, tornou-se uma das mais respeitadas poetisas da língua portuguesa do século XX, tendo seu primeiro livro publicado, "Poemas dos becos de Goiás", quando já contabilizava com 75 anos. Uma profunda transformação interior ocorreu ao completar 50 anos, segundo a própria Cora Coralina, libertando-a dos medos que possuía. Recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” da UFG, foi eleita a intelectual do ano em 1983 e contemplada com o Prêmio Juca Pato pela União Brasileira dos Escritores. Faleceu aos 95 anos e deixou além de sua pela obra, o registro de uma vida singular.

Outro exemplo é o de Roberto Marinho. Filho do jornalista Irineu Marinho Coelho de Barros, Roberto Pisani Marinho iniciou seus estudos em escolas públicas e tornou-se uma das personalidades do universo das comunicações. Contava com mais de 60 anos quando começou a formar a Rede Globo de Televisão, um dos principais canais de informação e teledramaturgia no Brasil.


Alimentação diversificada e colorida faz bem à saúde
O consumo de vegetais e de legumes traz uma série de benefícios à saúde, pois além de fornecer nutrientes essenciais ao bom desenvolvimento do organismo, como vitaminas e minerais, não possuem muito valor calórico, ou seja, auxiliam na redução e controle do peso.
Outro fator positivo, é que ao comê-los diariamente a formação de placas de gordura na parede das artérias tendem a reduzir, pois esses alimentos são ricos em fibras que regulam o funcionamento intestinal, limpando o organismo das toxinas.

A dica é deixar o prato mais colorido, investindo na variedade dos alimentos, principalmente legumes e verduras. Uma alimentação saudável purifica o sangue, estimula o bom funcionamento do fígado e do aparelho digestivo, limpa e tonifica a pele, previne o aparecimento de anemia, auxilia o controle de colesterol e pressão arterial. Portanto, incluir legumes e verduras ao cardápio é enriquecedor.

Caso tenha restrições alimentares, dúvidas, ou queira mais esclarecimentos procure seu médico ou um nutricionista.


FÉRIAS! Tempo de desfrutar a vida em outro rítmo.
Aproveitar a convivência dos filhos, netos, sobrinhos, entes queridos e amigos sem a pressa do cotidiano é uma das boas coisas que as férias nos proporcionam, ou simplesmente "curtir" sua pr´pria companhia..

Atualmente, a maior parte das pessoas  tem uma luta ingrata com o relógio, mas com a chegada das férias um outro compasso pode e deve ser estabeleicido. Além de amenizar o estresse do dia a dia, fazer atividades cotidianas em outra cadência é mais saudável e prazeroso.

Ao reduzirmos o rítmo nossos sentidos afloram, ficamos mais atentos ao que nos faz bem, entramos em uma sintonia mais benéfica conosco mesmo e com o que nos cerca. 

Então, aproveite as férias!

Automedicação: prática do dia a dia que pode colocar em risco a vida
A maioria das pessoas desconhecem os graves problemas que podem ser ocasionados quando ingerem medicamentos sem orientação médica. Eles vão desde o agravamento dos sintomas, da doença, e podem, em alguns casos, levar à morte. Isso ocorre porque o correto diagnóstico além de exames complementares são a base para indicação do melhor tratamento.

O uso de medicamentos que são vendidos sem receita médica podem mascarar momentaneamente doenças mais graves, uma vez que tratam apenas dos sintomas. É o que pode ocorrer quando uma “simples febre” é indicação de uma infecção e esta deverá ser tratada com antibiótico. Além disso, o uso indiscriminado de antibióticos e a combinação de alguns remédios podem provocar reações alérgicas graves, intoxicação medicamentosa e mau funcionamento de alguns orgãos como rins e fígado. Outra questão é importante é a prescrição da dosagem correta para que o resultado seja satisfatório.
 

Página inicial